
Uma lenda dá conta de que Maria Antonieta proferiu essa frase ao saber que o povo não tinha pão para comer. Historiadores, portanto, afirmam que não passa de folclore.
Pelo sim, pelo não, ontem tive uma vontade de fazê-los, malgrado meu já conhecido débil talento com pães. Munida da receita que veio com a forma de silicone cor de-rosa, fui para a cozinha (não sem muitos pontos de interrogação na cachola).
Para encurtar uma história longa e enfadonha, digo que falta-me uma balança de precisão (como medir dois gramas de fermento sem ela?) e talvez um curso intensivo de padaria. Fato é que deitei fora a massa, já na metade do andamento da receita, quando dei-me conta de que estava líquida demais.
Voltei atrás, intrépida que sou, recomecei e tratei de mudar tudo, fazendo adaptações e concessões e improvisos de forma que hoje não saberia listar as quantidades do que usei, exceto que a massa acabou por vingar inexplicavelmente.
O gosto não ficou ruim, tampouco maravilhoso como os brioches caseiros que já tive a oportunidade de comer. Devo ter infringido alguma proporção determinante, muito embora tenha conseguido produzir algo vagamente semelhante à delícia da padaria francesa.
Fica aqui um apelo, então, para o Leitor e a Leitora queridos e prendados. Algum de vocês teria uma receita (quase) infalível de brioches usando medidas caseiras de colheres e xícaras para recomendar?
Agradeço de antemão, pois pretendo fazer sair do terreno das lendas a forma cor-de-rosa repleta de bolinhas de massa dourada, perfumada e saborosa para inaugurar o utensílio como se deve.
No site do Olivier Anquier ( https://www.olivieranquier.com.br/receitas/receita.php?id=37 o endereço para abreviar seu trabalho) tem receita com explicação visual e tudo, no video ele explica bem como fazer, nunca tentei, mas penso que dá certo com balança de cozinha mecânica como a minha.
Aí vai a receita caseira de Brioche:
1 tablete de fermento p pão;3 col.sopa de leite morno; 2 col.sopa açúcar; 1 pitada de sal; 1 col sopa manteiga;1 col. sopa óleo. 2 ovos; 2 xíc chá farinha de trigo.
Bata os ingredientes no liquid., menos a farinha. Coloque a farinha num bowl e joque o creme do liquid. Sove até formar bolhas. Deixe crescer 20 min.
Faça os brioches e coloque-os nas forminhas. Deixe crescer novamente. Pincele com ovo e….forno!!!
beijo de boa semana!
Adoreeeeei vir aqui!!!!
Vou indicar ;)))
Bjsss e sucesso infinito!
Dadi, vc acredita que nunca comi brioche?? affff
Fiz uma pesquisa e encontrei uma receita simples de brioches no Cyber Cook. Dá uma passadinha lá.
Bjos
Daniboy, Marilia e Silvia, muito obrigada pelas indicações. Contarei tudo sobre a segunda tentativa assim que conseguir fazê-la.
Ana, seja muito bem-vinda!
;***
Olá,
vou te passar uma receita que deu certo e ficou uma delicia.
Acesse o link, https://www.olivieranquier.com.br/receitas/receita.php?id=37.
um beijo e boa semana.
Querida, podem não ter ficado deliciosos, mas que ficaram lindíssimos e apetitosos, isso ficaram!!!
Bjos e saudades,
Fer, admiro muito a sua persistencia e dedicacao. So a palavra brioche ja me faz sair correndo [em direcao a padaria e bem longe do meu forno]. Quem sabe um dia eu me arrisco. Voce continue firme, pois esses brioches da foto me pareceram muito bons! beijao,
Concordo com a Márcia,estão com um visual lindo!Bjs
Dadi, tem dias que as coisas não funcionam, né, querida?
A minha receita de brioches é infalível e a Valentina tb já fez e adora – peguei de um outro blog, o Delicious Days, masinfelizmente está em gramas… :S
https://technicolorkitchen.blogspot.com/search?q=brioches+de+laranja
Tenta o site do Mauro Rebelo, ele tem receitas ótimas.
Gêmela, nem com balança de precisão eu consigo! Preciso de um curso urgente!
Sou que nem a FER de ouvir brioche já corro pra padaria.
Beijos
Ah, queria tanto poder te ajudar com uma receitinha; já que você sempre nos presenteia com receitonas deliciosas,mas eu vou ficar te devendo.
Curiosidade, vc é de SPaulo capital?
Bjs
Mari
Querida Dadi…
“Estive fora uns dias…numa onda diferente”..rs…Eu sumi, reconheço…enquanto trabalhava (no começo de dezembro) ainda vinha meter meu bedelho aqui….mas, entrei em férias como há muito não fazia..férias do micro também, veja só!
Agora estou de volta e atualizando-me de seu blog (leia-se: sorvendo gotas de delicias e ternura). Desejo-lhe mais sucesso ainda neste 2007.
Beijos carinhosos…
Neile.
ps.: Nunca comi ou fiz brioches…mas, deve ser gostoso! Também como voce tenho problema com pães..rs…até para come-los (não me apetecem muito)…+ bjs
E depois, a senhora ficou admirada, quando lhe cortaram a cebeça…! ;-D
Os seus brioches têm um aspecto divinal, querida Dadivosa.
Dadi, querida.
Seus brioches ficaram tão lindinhos….parecem florzinhas! Eu não faço pães, por pura preguiça, pq sou cercada de 3 padarias excelentes, mas às vezes tenho vontade de tentar…meu pai, q é cozinheiro de mão cheia, faz pães divinos, é inspirador vê-lo preparando a massa e td mais….um dia me arrisco! rs
Beijos! =)
sabe que eu assisti ao filme da sofia coppola… e no filme ela fala “bolo”, mas talvez seja algo da traduçao, nao prestei atençao.
o filme é bem duvidoso, btw.
bjo