Gazpacho de Melocotón

Lembrete para mim mesma: Se for beber aquela tacinha de vinho, morrendo de fome enquanto prepara a receita, não fotografe. E se for fotografar a receita, morrendo de fome, mesmo tendo bebido aquela tacinha de vinho, verifique luz e foco… pelo menos.

E com essa foto malacabada, deixo aqui a com pêssegos,  segunda colocada da enquete, que me foi gentilmente presenteada pelo leitor que atende pelo codinome de Anxiño, via este comentário.

  • Cubra o fundo de uma panela com azeite de oliva e ali refogue em fogo baixo uma chalota e dois alhos porós (parte branca) com uma pitada de sal até amolecer.
  • Adicione 1 litro de caldo natural de galinha e deixe ferver.
  • Junte 4 pêssegos bem maduros (dos amarelos) sem casca e em cubos e cozinhe por 10 minutos.
  • Bata tudo muito bem com o mixer de mão (com cuidado, pois poderá espirrar) ou liquidificador. Coe e leve à geladeira para esfriar.
  • Enquanto a sopinha esfria, faça as virutas de jamón: numa frigideira antiaderente, leve fatias de presunto cru em fogo baixo até ficarem sequinhas e crocantes. Reserve.
  • Para servir, arrume nos copinhos o gazpacho, polvilhe uma pitadinha de nada de noz moscada ralada na hora, decore com as virutas de jamón e uma folhinha de menta.

Eu gostei dela assim, um pouco mais pastosa… mas se quiser uma consistência mais leve, pode afiná-la com água gelada até dar o ponto desejado.


Categorised as: Receitas


9 Comments

  1. Fer! Delicia total! E a foto tah linda, under the influence or not! 🙂

    beijao,

  2. Fernanda disse:

    aah eu tb ja bebi e fotografei! sem bem do que tu ta falando, xará!
    ah, achei que pessego fosse durazno, nao conhecia melocoton! achei mais legal!
    Bjs

  3. Fernanda disse:

    Aliás, so Fernandas por aqui!

  4. Dadivosa disse:

    E viva o Fernandário! 😀

    Aqui se fala mais melocotón, mas minha professora uruguaia falava durazno.

  5. Mari Newlands disse:

    que lindão o melocotón!

  6. Moira disse:

    Uma sugestão deveras interessante.

  7. Hummm, parece delicioso. Se eu não achar a chalota, poderia usar cebola mesmo?
    Ó dúvida cruel.
    Beijos

  8. veia da teia disse:

    delícia de foto e post como sempre! devidamente bookmarcado!

  9. Luiza disse:

    Adorei o blog, está na minha lista

    🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.