
Foi no Rainhas do Lar (onde mais?) que vi pela primeira vez umas fotos mui graciosas de ovos estrelados em formato de coração. Tratava-se de material coletado na Rede Mundial de Computadores, motivo pelo qual não pude saber exatamente como reproduzir a feita.
Mas numa das fotos foi detectada a presença de um prático aro de metal em formato de coração, com um cabinho retrátil para facilitar o trabalho de retirá-lo da frigideira.
Adquiri um exemplar e lancei-me à tentativa número 1. Discorro aqui o passo a passo, já com minhas anotações para próximas experiências:
- Depois de lavar bem e secar o aro, escolhi uma frigideira antiaderente que estivesse em ótimo estado. Usei a menorzinha de todas, na qual o aro coube perfeitamente, com uma folga de cerca de um centúmetro nas pontas do coração.
- Untei levemente a frigideira e o aro com azeite de oliva.
- Levei os dois, aro e frigideira, para aquecer em fogo brando. Da próxima vez, tentarei fazer o processo com os dois ainda frios para ver o que acontece.
- Na intenção de não fazer balbúrdias com o ovo, cuidei para quebrá-lo da forma mais limpa possível, usando as costas de uma faca. Fiz isso na menor altura possível entre o ovo e a forma, o que me rendeu uma queimadura no dedo da aliança, pois esbarrei sem querer na alcinha de metal. Preciso lembrar-me de que os dedos queimam em contato com metal quente da próxima vez.
- Não me dei por vencida e, apesar do “pssssss” que a pele fez, mantive-me firme em meu propósito de deitar o ovo delicadamente dentro do arinho. Confesso que a manobra foi mais difícil do que eu pensava, pois a danada da gema correu para um dos lados e ali ficou.
- Salpiquei o ovinho com flor de sal (se preferir, pode usar sal fino comum) e pimenta moída na hora.
- Ao ver que o ovo borbulhava um pouco (e não estava lisinho e perfeito como o da foto), quis apressar as coisas e tasquei uma tampa de panela na frigideira pra dar uma “leve abafada”. Acontece que a tal alça de metal tem uma capinha de plástico muito da ordinária que, com o vapor, encrespou-se toda, dando à cozinha aquele cheiro característico de cabo de panela queimado. Jamais cobrirei a frigideira novamente.
- Felizmente, consegui tirar a tampa a tempo de salvar o ovinho, que em nada foi prejudicado pelo cheiro.
- Como podem ver, a base do ovo dourou-se um pouco. Não que seja ruim, mas pretendo vigiar melhor o fogo da próxima vez, retirando a frigideira do lume de quando em quando para ver o que acontece.
Comi o ovinho no café-da-manhã com uma fatia de pão integral e ficou tremendamente gostoso.
Ficou liiindimo seu ovinho! Esse formato de coração é um charme. Mas, e quem não gosta de gema mole e quer ovo de coração? Como faz? Dá para virar o ovo ou mexer dentro do arinho ou devo misturar o ovo antes de colocar na forma? Bjú!
Dadi, querida, agora fico te imaginando saltitante pela cozinha, uhú – és divertida demais! 😀
Quebre o ovo numa tigelinha antes de despejá-lo na frigideira – faço isso com tudo, quando faço bolos, pães, etc. Comprei uma molheirinha pequena na Tok&Stok que é perfeita pra isso, pelo formato do biquinho não vaza nada pra fora.
Ana Carolina, seja bem-vinda! Você pode retirar o arinho e depois virar o ovo com cuidado sem problemas. Assim você cozinha a gema também 🙂
Patrícia, é o mais correto, né? Mas cadê que eu me lembrei disso na hora de fazer a experiência? Vou à caça dessa molheira djá! Obrigada pela dica!
;***
Muito cute, cute!
Que coisinha mais bonitinha que fica! Postei lá no blog a receita da sua salada de batatas. risos Desculpa por não ter perguntado se poderia?! Ah receita é uma delícia.
Ficou lindo o ovo! Visual é tudo na hora de comer! Quem não quer um ovo assim no café da manhã? E com gema molinha do jeito que gostamos! Hummm!
Que ovinho mais cut cut.
ai que mimo… adoro ovo frito!!! rs
Bjs
Queridas, aguardem muitas experiências com esse aro de coração! ahhaahha
Beijos
Muuuito romance nessa hora…
O marido deve estar louquinho com a fase coração, hein?
Um dia haveremos de conseguir AQUELA foto igual à q a Faby postou.
Bjos!
Perdoe-me pelo trocadilho, mas este ovo frito está um chuchu!!
Aliás, me deu até vontade de comê-lo … eu não gosto de ovo frito 🙁
Bjo!!
(Ah, eu fiz a coroa delicada, com couve-flor… em breve vou postar no Doce Casinha!!)
ai que coisa mais fofs! ovo de coração com torradas no café tem sabor de férias :))
lindo-lindo! Mas não para uma pessoa colesterenta como eu
Ah que lindinho! Como ganhei objeto similar de uma preciosa moçoila logo, logo postarei no trembom algo que farei utilizando o presente. Fique ligada no meu canal!!rss
Dadi, essa semana testarei o seu passo-a-passo. Aquela foto que a Faby colocou rendeu praticamente uma tese. Fiquei horas no MSN com a Márcia e depois com a Faby conversando sobre a dita cuja.
Pra mim o ovo foi photoshopado.
Beijos
Lembro de ter visto lá no Rainhas mesmo e o teu ficou similar, Amiga. Ficou lindo mas ao menos nessa me safei em nao comprar porque minha habilidade para arte nao é lá das melhores. Bjoca
Adorei esse ovinho!!! Mas já procurei bastante essa forminha e ainda não achei. Vc poderia me judar?
Obrigada
se alguém achar a forma aqui pelo Rio, favor postar aqui o endereço, nome e telefone da loja…
Ai ai que lindo ovo…fikei apaixonada e meu amor tb…rs***Agora que ta o problema como fazer um desses pq essa forma não e tao facil de achar…Bom se pudesse copiar a foto ja estaria de bom tamanho.Parabéns pela foto e pelo site
ONDE POSSO COMPRAR O ARO PARA FRITAR OVOS OBRIGADO MARCIA DE SANTOS
Oi, Marcia
Em São Paulo, esse aro pode ser encontrado em diversas lojas de utensílios, hoje em dia está bem fácil de encontrar.
Abs