Ovo do Amor #1

Ovo do Amor #1

Foi no Rainhas do Lar (onde mais?) que vi pela primeira vez umas fotos mui graciosas de ovos estrelados em formato de coração. Tratava-se de material coletado na Rede Mundial de Computadores, motivo pelo qual não pude saber exatamente como reproduzir a feita.

Mas numa das fotos foi detectada a presença de um prático aro de metal em formato de coração, com um cabinho retrátil para facilitar o trabalho de retirá-lo da frigideira.

Adquiri um exemplar e lancei-me à tentativa número 1. Discorro aqui o passo a passo, já com minhas anotações para próximas experiências:

  1. Depois de lavar bem e secar o aro, escolhi uma frigideira antiaderente que estivesse em ótimo estado. Usei a menorzinha de todas, na qual o aro coube perfeitamente, com uma folga de cerca de um centúmetro nas pontas do coração.
  2. Untei levemente a frigideira e o aro com azeite de oliva.
  3. Levei os dois, aro e frigideira, para aquecer em fogo brando. Da próxima vez, tentarei fazer o processo com os dois ainda frios para ver o que acontece.
  4. Na intenção de não fazer balbúrdias com o ovo, cuidei para quebrá-lo da forma mais limpa possível, usando as costas de uma faca. Fiz isso na menor altura possível entre o ovo e a forma, o que me rendeu uma queimadura no dedo da aliança, pois esbarrei sem querer na alcinha de metal. Preciso lembrar-me de que os dedos queimam em contato com metal quente da próxima vez.
  5. Não me dei por vencida e, apesar do “pssssss” que a pele fez, mantive-me firme em meu propósito de deitar o ovo delicadamente dentro do arinho. Confesso que a manobra foi mais difícil do que eu pensava, pois a danada da gema correu para um dos lados e ali ficou.
  6. Salpiquei o ovinho com flor de sal (se preferir, pode usar sal fino comum) e pimenta moída na hora.
  7. Ao ver que o ovo borbulhava um pouco (e não estava lisinho e perfeito como o da foto), quis apressar as coisas e tasquei uma tampa de panela na frigideira pra dar uma “leve abafada”. Acontece que a tal alça de metal tem uma capinha de plástico muito da ordinária que, com o vapor, encrespou-se toda, dando à cozinha aquele cheiro característico de cabo de panela queimado. Jamais cobrirei a frigideira novamente.
  8. Felizmente, consegui tirar a tampa a tempo de salvar o ovinho, que em nada foi prejudicado pelo cheiro.
  9. Como podem ver, a base do ovo dourou-se um pouco. Não que seja ruim, mas pretendo vigiar melhor o fogo da próxima vez, retirando a frigideira do lume de quando em quando para ver o que acontece.

Comi o ovinho no café-da-manhã com uma fatia de pão integral e ficou tremendamente gostoso.

Publicado por Dadivosa em


21 comentários em “Ovo do Amor #1

  1. Ana Carolina

    Ficou liiindimo seu ovinho! Esse formato de coração é um charme. Mas, e quem não gosta de gema mole e quer ovo de coração? Como faz? Dá para virar o ovo ou mexer dentro do arinho ou devo misturar o ovo antes de colocar na forma? Bjú!

    Responder
  2. Patricia Scarpin

    Dadi, querida, agora fico te imaginando saltitante pela cozinha, uhú – és divertida demais! 😀

    Quebre o ovo numa tigelinha antes de despejá-lo na frigideira – faço isso com tudo, quando faço bolos, pães, etc. Comprei uma molheirinha pequena na Tok&Stok que é perfeita pra isso, pelo formato do biquinho não vaza nada pra fora.

    Responder
  3. Dadivosa

    Ana Carolina, seja bem-vinda! Você pode retirar o arinho e depois virar o ovo com cuidado sem problemas. Assim você cozinha a gema também 🙂

    Patrícia, é o mais correto, né? Mas cadê que eu me lembrei disso na hora de fazer a experiência? Vou à caça dessa molheira djá! Obrigada pela dica!

    ;***

    Responder
  4. Akemi

    Ficou lindo o ovo! Visual é tudo na hora de comer! Quem não quer um ovo assim no café da manhã? E com gema molinha do jeito que gostamos! Hummm!

    Responder
  5. Silvia Arruda

    Perdoe-me pelo trocadilho, mas este ovo frito está um chuchu!!
    Aliás, me deu até vontade de comê-lo … eu não gosto de ovo frito 🙁
    Bjo!!
    (Ah, eu fiz a coroa delicada, com couve-flor… em breve vou postar no Doce Casinha!!)

    Responder
  6. Daniela

    Dadi, essa semana testarei o seu passo-a-passo. Aquela foto que a Faby colocou rendeu praticamente uma tese. Fiquei horas no MSN com a Márcia e depois com a Faby conversando sobre a dita cuja.
    Pra mim o ovo foi photoshopado.
    Beijos

    Responder
  7. Renata

    Lembro de ter visto lá no Rainhas mesmo e o teu ficou similar, Amiga. Ficou lindo mas ao menos nessa me safei em nao comprar porque minha habilidade para arte nao é lá das melhores. Bjoca

    Responder
  8. Karina

    Ai ai que lindo ovo…fikei apaixonada e meu amor tb…rs***Agora que ta o problema como fazer um desses pq essa forma não e tao facil de achar…Bom se pudesse copiar a foto ja estaria de bom tamanho.Parabéns pela foto e pelo site

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.




Arquivos

Newsletter

Assine para receber no seu e-mail