Como cuidar das panelas de Inox?

[Recuperada e mais atenta, posso agora iniciar a série de Utilidades do Lar]

Caro Leitor Dadivoso,

Realizei uma breve investigação e descobri que um fabricante muito simpático já previa este tipo de dúvida. No site da Tramontina você encontra uma lista com 12 “perguntas mais freqüentes” acerca da conservação de suas panelas de inox. Veja a página exata aqui.

Confesso que não sigo todas essas recomendações (ou não seguia, até hoje), mas procuro sempre secar as panelas tão logo sejam lavadas com esponja (do lado amarelo) e sabão ou detergente. Também costumo usar uma escovinha de cerdas de náilon para retirar aquelas sujidades mais resistentes.

Foi uma mania que adquiri na Inglaterra, onde a água é “dura” e forma essas manchinhas em tudo: pia, torneiras, copos, talheres, louças e até mesmo em utensílios de matéria plástica. Se a vista não me pisca, o nome desses terrores é lime scales e por lá existe toda uma indústria de artefatos e soluções químicas para lidar com o problema. O Scale Watcher é só um exemplo.

E por falar em produto químico, tenho uma desconfiança natural com relação a esses preparados milagrosos. Tendo a acreditar que fazem mais mal do que bem e na minha casa procuro reduzir a emissão de resíduos não biodegradáveis. Outrossim, caso seja de seu interesse, pode procurar por uma pasta de limpar inox, já disponível em vários supermercados.

Espero tê-lo ajudado a cuidar de seu belo acervo.

;***

Publicado por Dadivosa em


14 comentários em “Como cuidar das panelas de Inox?

  1. Fer Guimaraes Rosa

    Querida Fê, otimas dicas! eu tambem tento secar as minhas panelas inox asap!
    aqui tbm temos hard water, eh um horrore… mas instalamos um water softner na casa e estou monitorando as manchas, pra ver se estao melhorando. essa agua pesada faz um estrago em tudo, indeed!
    beijao! 🙂

    Responder
  2. Eliana Scaramal

    Fê que ótimas dicas, eu estou com problemas pq fritei umas batatinhas na minha frigideira de inox e ela ficou com umas manchas amarelas acho que do óleo e eu não tive coragem de passar esponja aspera ou palha de aço ou qualquer produtos desses que prometem milagres, cheguei a ver essa pasta e estou numa dúvida se ela vai mesmo retirar esse tipo de mancha que ficou na minha panela. O que vc acha?
    Bjos.

    Responder
  3. Carol Grilo

    Você fez me lembrar de um produtos milagroso vindo do Japão – e se tratando de produto japonês, é milagroso MESMO!
    É um pó que você coloca naquela panela cheia de gordura e coisas encrustradas, ele faz virar uma coisa só e dura, que você tira minutos depois e joga no lixo. Um luxo!
    Ivan podia ter trazido mais, né? Vamos procurar na Liberdade?
    =*

    Responder
  4. Faby

    Eu escrevi um post tempos atrás no Rainhas sobre isso. Acho a conservação do inox um tanto complexa e difícil de incutir na cabeça de algumas auxiliares domésticas. Depois que descobri o limpa inox minha vida deu um upgrade.

    Beijuca

    Responder
  5. Faby

    Dadi, a pasta é própria para inox. É fabricada pela própria Tramontina que inclusive recomenda o seu uso. Custa uns 15 mangos mas dura bastante (se não cair na mão de uma empregada gastadeira, claro).

    Beijuca

    Responder
  6. Lourdes Helena Ott Mattos

    Moro em Porto Alegre e gostaria de saber em qual supermercado, poderia comprar a pasta propria para limpar as minhas panelas de inox.
    Obrigado

    Responder
  7. Dulce

    Moro em Manaus – Amazonas, e gostaria de saber em qual supermercado, poderia comprar a pasta propria para limpar as minhas panelas de inox.
    Obrigado

    Responder
  8. cristiane

    Por favor me ajude as tampas de minhas panelas inox solar da tramontina perderam o brilho , como faço para recuperar .

    Cristiane F 04 de fev 2010

    Responder
  9. edison portela

    Boa tarde,

    Lamento afirmar que AS PANELAS DE INOX DA TRAMONTINA E SUA ” PASTA DE
    DE LIMPAR” AS HORRÍVEIS MANCHAS QUE FICAM APÓS O USO NA PARTE EXTERNA PRINCIPALMENTE, é é é é……..uma tremenda FURADA, todos prejudicados deveriam ir no orgão de defesa ao consumirdor. A questão é não comprar e diivulgar na internet, teitter, boca à boca a realidade. Outro dia uma Sra. estava interessada em comprar um jogo de panela inox dessa tal “tramotina”
    e não titubiei, falei o que tinhade falar sobre as más consequências e a tal Sra. desistiu de comprar. Vamos divulgar mais o péssimo produto que se tornou um transtorno para as donas de casas, onde me incluo também.

    Responder
  10. Sonia Celia Rodrigues

    como tirar as manchas de agua que fica nas panelas, já utilizei o produto recomendado para lavar SUPER INOX DA TRAMONTINA, mas nao adiantou
    bjos

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.




Arquivos

Post aleatório

Convite e Recompensa

Newsletter

Assine para receber no seu e-mail