Precisa ser sem sal?

O Raul queria saber se é obrigatório usar manteiga sem sal para fazer Beurre Maître d’Hôtel. “Obrigatório” é uma palavra que não combina muito com o meu jeito de cozinhar, sabe? Eu usei sem sal, primeiro pelo hábito, segundo por gosto pessoal. 

Mas a pergunta me atiçou a curiosidade… fui pesquisar e não vi nenhuma orientação radical de que a manteiga tenha de ser sem sal. Muito pelo contrário! Existem muitos jeitos de fazer o preparado:com pimenta-caiena, do reino e até conhaque. Nessa brincadeira, aprendi também que:

  • aquela variação com diferentes ervas é chamada de “Café de Paris” ou “Beurre de Capitale”;
  • quando a gente adiciona ao beurre maître d’hôtel mais manteiga, estragão e uma colher de sopa de caldo, ele vira “Beurre Colbert”;
  • proporções iguais de manteiga e béchamel produzem “Beurre Allegé”;
  • é preciso derreter a manteiga no fogo até dourar e juntar um pouco de suco de limão para fazer “Beurre Meunière”;
  • os franceses tem, oficialmente, uma infinidade de pastas feitas à base de manteiga, a maioria tem como sobrenome o ingrediente que aromatiza a mistura: páprica, salmão, anchovas, alho, pimenta etc.

Então, faça sua manteiguinha com o que tiver em casa ou com o que der vontade. E você sempre pode dar um nome pomposo pra ela 🙂

Raul, adorei a pergunta!

Publicado por Dadivosa em


6 comentários em “Precisa ser sem sal?

  1. Raul

    Eu é agradeço, mais uma vez pelo banho de conhecimento!

    Só para fazer uma referência cinematográfica e não perder o humor, o que diria Marlon Brando e Maria Schneider? “Com ou sem sal?” (rs)

    Bjs,
    R.

    Responder
  2. Lara

    Oi, Dadivosa! Tudo bem? Obrigada pela visitinha. Deixo aqui a resposta sobre a fôrma de banho-maria/pudim: É bom usar uma fôrma mais alta do que um tabuleiro, porque realmente a água do banho-maria deve ficar até metade da fôrma de pudim. E a dica é pôr as 2 fôrmas já encaixadas no forno e só aí completar com a água já quente: vc evita acidente de derrubar a água e também acelera o processo. Beijo!

    Responder
  3. Eliana Scaramal

    Sempre tenho esses rolinhos de manteiga no freezer, adoro passar o bife e colocar uma rodelinha em cima, fica molhadinho é uma maravilha. Mas eu uso manteiga com sal, vou fazer com a manteiga sem sal e ai te conto qual é minha preferencia. Ah obrigada pela dica do tempero eu hoje fui a caça e ja achei, agora vou testar.
    Bjinho

    Responder
  4. Dadivosa

    @ Lara, obrigada pela resposta. Meus problemas acabaram! 🙂
    @ Eliana, acho que você vai gostar do lemon-pepper… aliás, ele até seria um bom tempero pra esses rolinhos de manteiga
    ;***

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.




Arquivos

Newsletter

Assine para receber no seu e-mail