Miscelânea com Curry

Miscelânea com Curry / Curry Mess

A ocasião faz o ladrão…e também o cozinheiro! Estava com ganas de comer um frango ao curry com arroz de jasmim, mas olvidei-me de pôr o arroz a cozinhar e a fome foi maior do que a paciência, de forma que empreguei o que me ocorreu na hora: talharim instantâneo. Ficou tão espetacular que resolvi dividir com a leitora e o leitor o meu improviso. A receita é para uma porção:

A ocasião faz o ladrão…e também o cozinheiro! Estava com ganas de comer um frango ao curry com arroz de jasmim, mas olvidei-me de pôr o arroz a cozinhar e a fome foi maior do que a paciência, de forma que empreguei o que me ocorreu na hora: talharim instantâneo. Ficou tão espetacular que resolvi dividir com a leitora e o leitor o meu improviso. A receita é para uma porção:

Ingredientes:

  • 1 colher de sopa de azeite de oliva
  • 1/2 peito de frango cortado em quadrados
  • 1 cebola pequena cortada em gomos
  • 1 cenoura em rodelas beeeeeem finas
  • 1/2 xícara de ervilhas
  • 2 colheres de sopa de curry em pó
  • 250 ml de iogurte natural
  • sal a gosto (não pode exagerar)
  • 1/2 pacote de macarrão instantâneo sem o veneninho ou meia placa de talharim instantâneo (daqueles que vêm numa embalagem comprida)
  • salsinha desidratada para polvilhar

Como fazer:

  1. Antes mesmo de ligar o fogo, recomendo deixar os ingredientes separados, pois a cocção é bastante rápida.
  2. Aqueça o óleo numa frigideira grande ou panela wok e deite ali o frango.
  3. Quando o frango estiver branquinho, adicione a cebola e mexa até que ela fique transparente, depois junte a cenoura. Polvilhe metade do curry e incorpore. Se ameaçar grudar no fundo, adicione um pouquinho de água quente, não mais do que 1/4 de xícara.
    Caso a leitora e o leitor não estejam habituados a esse tempero, recomendo, por cautela, usar uma colher de chá como medida inicial no lugar da colher de sopa. É possível adicionar mais no final.
  4. Quando a cenoura estiver macia, agregue as ervilhas e revolva tudo.
  5. Misture a outra metade do curry no iogurte, que vai ficar num amarelinho simpático e despeje o creme sobre o frango.
    Aqui, novamente, por precaução, você pode ir dosando a quantidade de curry para adaptar o tempero ao seu gosto. A quantidade que usei originalmente não deixou o prato nem muito forte, nem muito fraco, apesar de eu gostar bastante de um curry bem picante.
  6. Quando aquecer, abra caminho no meio, arrumando o frango e os legumes para a borda da panela, formando um laguinho. É nesse laguinho que você vai colocar o macarrão.
  7. Abafe a panela e aguarde uns três minutos, espiando na metade do tempo para separar a massa com um garfo e cuidar para não queimar.
  8. Prove o sal, adicione uma pitada se for preciso e sirva polvilhado com a salsinha desidratada.

A leitora e o leitor verão na foto que minhas rodelinhas de cenoura não foram muito finas. Isso ocasionou uma demora inesperada para amaciar, fato que ignorei e comi como se as rodelinhas crocantes fizessem parte do plano desde o início… mas cozidinhas teriam ficado mais gostosas 🙂



12 comentários em “Miscelânea com Curry

  1. Neile

    Amo o curry! A receitosa parece muito gostosa e com um pézinho na Tailândia ou vizinhos, né?!?!
    Mas, to com problema pra deglutir frango: coisa de quem já teve contato com granjas…talvez com um caipirinha de honesta procedência…

    Responder
  2. Pingback: esquizophonia » A arte do miojo advanced

  3. Evelyn

    Há pouco tempo conheci o site mas já sou fã!!! Estava mesmo procurando uma receita rapidississíssima pra fazer hoje com o frango e os legumes que estavam dando sopa na geladeira… mas como a preguiça de ir ao mercado era maior do que eu, fiz algumas adaptações: ao invés do iogurte, fiz um copo de molho branco e também coloquei um pimentão vermelho em quadradinhos ao invés das ervilhas… usei aquela massa fresca e ficou divino!!!! Parabéns pela idéia e pela praticidade da receita!!!
    Beijos

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.




Arquivos

Newsletter

Assine para receber no seu e-mail