Papelote de Vegetais com Segredo

A intenção era fazer um papelote oriental com gengibre, óleo de gergelim e shoyu. Após picar os vegetais, dei-me conta de que não havia molho de soja e rapidamente tive uma idéia que se revelou encantadora.

Ingredientes:

  • 2 batatas doces pequenas de casca marrom (nem por nada conseguirei me lembrar do nome que o gentil feirante me ensinou, mas são bem pequeninas)
  • 2 mini-berinjelas
  • 1 abobrinha
  • 1 pimentão vermelho
  • 4 dentões de alho com casca e tudo
  • azeite
  • flor de sal (ou sal grosso moído na hora, se não tiver a flor)
  • sumo de meio limão Tahiti
  • 2 colheres de sopa de suco de maracujá concentrado (o segredo!!)
  • 1 colher de chá de pimenta-rosa
  • pimenta-do-reino moída na hora
  • queijo de cabra (Chevrotin) para ornar

Como fazer:

  1. Acenda o forno em temperatura máxima para preaquecer.
  2. Com uma escovinha própria para esse fim, lave bem as batatas-doces. Não ouse tirar delas a casca, é importante deixá-las assim, protegidas do mundo, para ficar contente com seu amor vegetal.
  3. Corte as batatas em fatias enviesadas e finas, de preferência.
  4. Lave e corte também o pimentão, a abobrinha e as berinjelas.
  5. Com a lateral da faca, dê uma leve esmagada nos dentes de alho – mas deixe-os com casca também – e deite tudo numa vasilha grande.
  6. Tempere com o sumo de limão, o suco de maracujá, um boooommm fio de azeite, flor de sal, a pimenta rosa quebrada e um salpico de de pimenta-do-reino moída na hora. Revolva tudo, sinta o aroma e roube um pimentãozinho para experimentar.
  7. Abra uma braçada de papel alumínio, dobre-a ao meio e coloque-a sobre uma forma ou tabuleiro. Arrume os vegetais no centro e dobre o papel alumínio para formar um papelote bem vedado. Não há mistério aqui, cada um pode usar o modelo que preferir: retangular, redondo, com o fecho para cima, em formato de meia-lua ou freestyle.
  8. Leve ao forno médio e deixe ali por 30 a 40 minutos. Aguarde mais 15 minutos com o forno desligado e abra o papelote com cuidado.
  9. Transfira o preparado para a travessa de servir, corrija o sal, distribua lascas do queijo de cabra e finalize com mais um fio de azeite e pimenta.

Essa receita me fez lembrar tanto de três amigas de receitóblog, que senti como se comigo estivessem: a Fer (pela frugalidade e elegância mfkfisheriana), a Valentina (que, se a vista não me pista, muito gosta de maracujá) e a Karen (por nos brindar com receitas deliciosas com vegetais). Queridas, permitam-me dedicar a vocês essa descoberta em agradecimento pela inspiração…



13 comentários em “Papelote de Vegetais com Segredo

  1. Daniboy

    Hmmm me parece delicioso, os legumes que você usou lembram um pouco os legumes do ratatouille, que eu adoro. Outro dia quando publiquei a receita do ratatouille uma amiga me disse que ela faz na churrasqueira, com os legumes embrulhados em papel de alumínio, não me pareceu nada mau também.

    Responder
  2. Vicki

    Ai, meu deus, quero agora… Sou louca por vegetais assados, mas faço um simplinho que a Nigella ensinou. Vou ter que provar este com um suminho de maracujá – fruta que não me apetecia nem um pouco mas que anda me surpreendendo. beijo

    Responder
  3. Fer Guimaraes Rosa

    Fer, que honra ter sido lembrada nessa receita deliciosa! Amei o toque do suco de maracuja. Que simplicidade, mas cheia de sabor! Faco esse tipo de legumes assim, como contou a amiga do Daniboy, embrulhados no papel aluminio e na churrasqueira. Ficam super. Alias, legumes ficam super duper de qualquer jeito. 😉
    beijaoo,

    Responder
  4. marta

    dadi, linda foto e que fome!!! rsrsr…estou trabalhando e longe na hora do almoço, ai ai ai!! faço muitas coisas usando os papelotes: salmão e outros peixes, batatinhas e agora acrescento sua receitinha super! bjs

    Responder
  5. Leilah

    Ai q delicia….tô só imaginando o sabor do maracujá….eu sempre faço leguminhos grelhados, mas vou tentar assim, na sauninha do alumínio….rs! Bjos Dadi!

    Responder
  6. Sofia

    Hummmm, gostei da idéia. Vou tentar o suco de maracujá para substituir os temperos orientais, que meu marido diz que eu roubo dele.

    Responder
  7. Silvia

    Grande receita… ainda bem q achei alguém que compartilha do meu gosto por “encapotados”…rs… legumes com casca são ótimos! Vou tentar a dica do maracujá dia destes!
    bjks

    Responder
  8. mixi

    Fiz os “papelotes” este fim de semana, foi o maior sucesso.
    Usei beringelas, abobrinhas, cebolas roxas, alho em dente, tomates, todos muito bem lavados, com as respectivas cascas, cortados em rodelas ou em gomos, temperei com sal grosso, polpa de maracuja com sementes, um fio de azeite e pimenta com limão e alecrim, embrulhei no aluminio, em varios pacotes, e, enquanto meu marido preparava as carnes na churrasqueira, assei tudo no forno do fogão.
    Quando as carnes ficaram prontas, a salada já estava na saladeira, linda, colorida e perfumada. Todos adoraram e apesar da quantidade, sobrou só um pouquinho, que eu trouxe para meu almoço amanhã, hehehe.
    Parabéns e obrigado pela receita magnifica!

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.




Arquivos

Newsletter

Assine para receber no seu e-mail