Como fazer ovo mexido cremoso

Ênfase no cremoso aí do título, leitoras e leitores queridos. Muita ênfase nesse cremoso.

Ovo mexido cremoso - Dadivosa

Oi, você vem sempre aqui? ;*

Com apenas dois ingredientes (três, se contar o sal) e um bocadinho de apreço, você vai conquistar o sonho do ovo mexido majestático para aformosar seu café da manhã ou lanchinho da madrugada.

O segredo, consagradinhas e consagradinhos, mora em dois elementos:

  • Temperatura: Começa frio, amorna, esfria se precisar, amorna de novo. Vai na maciota, com paciência, que dá certo.
  • Cadência: Precisa mexer, menear, misturar, raspar o fundo, revolver e remexer sem parar.

Ovo mexido cremoso

Ingredientes: (para uma porção)

  • 2 ovos
  • 1 colher de chá de manteiga (com ou sem sal, tanto faz)

Opcionais, a gosto, para salpicar depois:

  • Sal
  • Pimenta do reino, páprica, cebolinha, salsinha, endro (dill) ou o que der na telha
Ovo mexido cremoso - Dadivosa

Ovo mexido cremoso – Dadivosa

Como fazer:

  1. Em uma frigideira antiaderente média (em que caibam os dois ovos sem ultrapassar a altura de 2 cm, mais ou menos), coloque a manteiga. Tudo frio, nada de fogo ainda.
  2. Quebre cada um dos ovos em um recipiente à parte (medida de segurança, caso um deles esteja ruim você não perde a receita toda) e transfira-os para a frigideira. Frio ainda.
  3. Com a espátula de silicone mesmo, fure as gemas e dê uma misturada nos dois ovos. Não precisa ficar super homogêneo, vamos continuar mexendo a seguir. Tudo isso com o fogo desligado.
  4. Agora sim, acenda o fogo da menor boca do seu fogão e deixe-o na regulagem mais baixa que tiver. Continue a mexer com a espátula.
  5. Aos poucos, a manteiga vai derreter e se incorporar aos ovos, percebe? A mistura começa a engrossar. Estamos no caminho!
  6. Mantenha os olhos na mistura e a espátula trabalhando. Ao menor sinal de que o creme está querendo “pegar” no fundo (ou seja, está cozinhando rápido demais), raspe e mexa e remexa com a espátula enquanto afasta a frigideira do fogo. E é nesse vaivém – é nesse vaivém – que a gente se dá bem, digo, que o nosso ovo mexido esplendoroso começa a tomar corpo.
  7. O que a gente quer: gruminhos macios, envoltos pelo mais puro creme amarelo-resplandecente.
  8. É importante saber a hora de parar, viu? Um pouco antes de chegar ao ponto, transfira a mistura para um prato. Eu sei, “um pouco antes de chegar ao ponto” é vago demais da conta. Acontece que o calor vai continuar a coagular o ovo que, com o tempo, pode não ficar mais tão cremoso. Aproveite para fazer experiências, testar a receita mais de uma vez, descobrir, arriscar, perder o medo do fogão-esse-lindo.
  9. Se quiser, salpique sal e o tempero desejado. Meus preferidos: pimenta-do-reino moída na hora, cebolinha verde ou páprica.
  10. Coma imediatamente, que ovo mexido – ainda mais este aqui, todo fulgurante – não atura tardança.

E vamos à rodada de perguntas:

Mas Dadivosa, dá para fazer meia receita?
Até dá, mas tenha ciência de que um ovo só rende uma coisica de nada, pode rolar um arrependimento, um vazio existencial e estomacal.

E dobrar, triplicar?
Sim! Basta respeitar a proporção: para cada dois ovos, uma colher de chá de manteiga. Só lembre de usar uma frigideira maior. Já fiz a receita com seis ovos e três colheres de chá de manteiga em uma frigideira grande, sempre antiaderente. Mais do que isso, ainda não testei.

A espátula tem que ser de silicone?
É a que dá melhor resultado. Dependendo do formato, outro material pode funcionar, desde que propício para alta temperatura.

Posso substituir a manteiga?
Pode sim, pela gordura saborosa de sua preferência. Já fiz e funcionou com: manteiga clarificada (ghee), manteiga de garrafa e azeite de oliva.

Posso substituir os ovos por chia ou linhaça?
Pelamor, não! Vai ficar uma gororoba intragável. Use chia e linhaça para outros fins.

Posso acrescentar ingredientes, tipo tomate, presunto, queijo, bacon, brócolis, creme de leite?
É o seguinte: se você colocar outros ingredientes antes de o ovo ficar pronto, periga a receita não dar certo. É que a mistura de ovo-manteiga não vai aquecer por igual, pode aguar, pode desandar, essas coisas. Mas vai ficar comestível, vai virar um mexidinho ou mexidão, como preferir. Tem quem adicione uma colherada de requeijão ou creme de leite no final, mas aí já é outra receita.

É ovívero, ovólatra, ovófago e ovófilo como eu? Então dê uma espiada em neste método infalível para fazer ovo cozido de gema mole.

Testou o ovo mexido cremoso? Deu certo ou precisa de mais uns testes? Vai repetir? Compartilhe suas cozinhanças aqui nos comentários!



6 comentários em “Como fazer ovo mexido cremoso

  1. Isabela

    Arrasou! Amei como escreveu a receita desse jeito descontraído! Vou fazer amanhã! Muito obrigada pela dica! Um beijo de uma brasileirinha na Irlanda :*

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.




Arquivos

Newsletter

Assine para receber no seu e-mail