Você pode fazer repolho assado com a variedade lisa ou crespa. Antes, porém, é preciso entender a personalidade de cada uma.
O repolho liso é a mais comum. Cabeça compacta, entre o branco e o verde, formada pela superposição das folhas. Por dentro, tem cara de quem cresceu tanto quanto possível a fim de ocupar uma gaiola imaginária, aproveitando cada milímetro de seu quinhão de terra, obediente, para virar alimento. Saiu do campo e rapidamente se livrou do sotaque, da saia rodada e dos modos típicos para se acomodar nas prateleiras e cumprir (com louvor) seu papel na cidade. Aguenta desaforo, pode durar até duas semanas na geladeira – e meses, se armazenado a 0oC. Não conhece fronteiras e encara qualquer desafio: vai do triângulo ao piano, da valsa ao xote, da sopa ao charutinho, do chucrute ao yakissoba.
O repolho crespo é um pouco mais difícil de encontrar. Por dentro, exibe veios bem marcados e ostenta espaço entre as folhas, sobrepostas pero no mucho. Espalhar-se faz parte de sua natureza – cresceu subindo em árvore, ralou joelho, tomou banho de rio, desceu ladeira em carrinho de rolimã. Não se deixa oprimir, não se deixa abater. Aplica-se aos mesmos preparos que o repolho liso, mas “faz mais vista”, como se diz. Vive de saia rodada e esplendor, o mais afrontoso destaque do meu estimado Grêmio Recreativo Escola de Samba Unidos do Tamo Junto.
Escolhi o repolho crespo para um almoço de segunda-feira. Usei pouco tempero, quase nada de sal, papel alumínio e forno. No próximo desfile, vai ter o auxílio luxuoso de uma farofinha de pão tostado na manteiga (ou areia, para os íntimos).
Repolho Assado com Cúrcuma
Ingredientes:
- 1 cabeça de repolho crespo
- Azeite
- Sal a gosto
- Cúrcuma (ou açafrão-da-terra) em pó a gosto
Como fazer:
- Ligue o forno a 250oC.
- Retire as folhas mais soltas do repolho e reserve-as para outro fim.
- Corte o repolho no meio, da ponta para a base.
- Passe-o em água corrente para eliminar quaisquer vestígios de terra e criaturas. Escorra bem, enquanto o forno aquece.
- Unte uma forma com azeite. Coloque ali as metades do repolho, com a parte cortada para cima. Regue com um fio de azeite, salpique sal e uma pitada de cúrcuma (não precisa muito não). Vire as metades, deixando a parte cortada para baixo. Tempere a outra metade com azeite, sal e mais uma pitada de cúrcuma.
- Cubra a forma com papel alumínio, apertando bem dos lados para o vapor não escapar.
- Baixe a temperatura do forno para 200oC – 230oC.
- Leve a forma preparada ao forno e conte 30 minutos.
- Retire do forno, levante o papel alumínio com cuidado e verifique se o repolho está corado e macio. Se precisar, deixe assar mais um tempo, verificando a cada 15 minutos.
Adoro repolho e nunca experimentei assar, assim inteiro.
Vou ter que fazer! Que bela sugestão 🙂
Oi, Susana!
Se você curte repolho vai amar! Depois conta como ficou? Um beijo ;***