Repolho Assado com Cúrcuma

Você pode fazer repolho assado com a variedade lisa ou crespa. Antes, porém, é preciso entender a personalidade de cada uma.

O repolho liso é a mais comum. Cabeça compacta, entre o branco e o verde, formada pela superposição das folhas. Por dentro, tem cara de quem cresceu tanto quanto possível a fim de ocupar uma gaiola imaginária, aproveitando cada milímetro de seu quinhão de terra, obediente, para virar alimento. Saiu do campo e rapidamente se livrou do sotaque, da saia rodada e dos modos típicos para se acomodar nas prateleiras e cumprir (com louvor) seu papel na cidade. Aguenta desaforo, pode durar até duas semanas na geladeira – e meses, se armazenado a 0oC. Não conhece fronteiras e encara qualquer desafio: vai do triângulo ao piano, da valsa ao xote, da sopa ao charutinho, do chucrute ao yakissoba.

O repolho crespo é um pouco mais difícil de encontrar. Por dentro, exibe veios bem marcados e ostenta espaço entre as folhas, sobrepostas pero no mucho. Espalhar-se faz parte de sua natureza – cresceu subindo em árvore, ralou joelho, tomou banho de rio, desceu ladeira em carrinho de rolimã. Não se deixa oprimir, não se deixa abater. Aplica-se aos mesmos preparos que o repolho liso, mas “faz mais vista”, como se diz. Vive de saia rodada e esplendor, o mais afrontoso destaque do meu estimado Grêmio Recreativo Escola de Samba Unidos do Tamo Junto.

Repolho Crespo - Dadivosa

Repolho Crespo em todo seu esplendor como destaque do G.R.E.S. Unidos do Tamo Junto

Escolhi o repolho crespo para um almoço de segunda-feira. Usei pouco tempero, quase nada de sal, papel alumínio e forno. No próximo desfile, vai ter o auxílio luxuoso de uma farofinha de pão tostado na manteiga (ou areia, para os íntimos).

Repolho Assado com Cúrcuma - Dadivosa

Repolho Assado com Cúrcuma – Dadivosa

Repolho Assado com Cúrcuma

Ingredientes:

  • 1 cabeça de repolho crespo
  • Azeite
  • Sal a gosto
  • Cúrcuma (ou açafrão-da-terra) em pó a gosto

 

Como fazer:

  1. Ligue o forno a 250oC.
  2. Retire as folhas mais soltas do repolho e reserve-as para outro fim.
  3. Corte o repolho no meio, da ponta para a base.
  4. Passe-o em água corrente para eliminar quaisquer vestígios de terra e criaturas. Escorra bem, enquanto o forno aquece.
  5. Unte uma forma com azeite. Coloque ali as metades do repolho, com a parte cortada para cima. Regue com um fio de azeite, salpique sal e uma pitada de cúrcuma (não precisa muito não). Vire as metades, deixando a parte cortada para baixo. Tempere a outra metade com azeite, sal e mais uma pitada de cúrcuma.
  6. Cubra a forma com papel alumínio, apertando bem dos lados para o vapor não escapar.
  7. Baixe a temperatura do forno para 200oC – 230oC.
  8. Leve a forma preparada ao forno e conte 30 minutos.
  9. Retire do forno, levante o papel alumínio com cuidado e verifique se o repolho está corado e macio. Se precisar, deixe assar mais um tempo, verificando a cada 15 minutos.



2 comentários em “Repolho Assado com Cúrcuma

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.




Arquivos

Post aleatório

Remédios Locais

Newsletter

Assine para receber no seu e-mail