Roxo e rico

É o vinagre que conserva a cor do repolho-roxo no refogado. Na ausência de um elemento ácido ele perde o rubor e se desnuda em azul.

A receita a seguir, que leva passas sem sementes, alcaravia (kümmel)  e maçã verde, acompanhou ricamente uma alcatra suína –  eventualmente roubando-lhe a cena mais por meu gosto por vegetais do que por intenção de puxar o tapete do porquinho – e batatas crocantes em fatias feitas no forno com azeite e sementes de mostarda.

Ingredientes:

  • 2 colheres de sopa de óleo (de girassol, soja ou canola)
  • 1 cabeça pequena de repolho roxo
  • 2 colheres de sopa rasas de açúcar
  • 2 colheres de sopa de vinagre de maçã (prove e empregue mais, se assim desejar)
  • 1/4 de xícara de passas claras sem sementes
  • 1/2 xícara de maçã verde em fatias
  • sal a gosto
  • sementes de alcaravia (kümmel)

Como fazer:

  1. Corte o repolho em tiras, na espessura que desejar. Eu, por uma conjuminância de pressa, preguiça e falta de destreza com facas, deixei-as mais larguinhas, mas o Leitor e a Leitora estejam à vontade para fatiar como desejarem.
  2. Em frigideira larga, aqueça bem o óleo, despeje sobre ele o repolho e dê uma remexida. Polvilhe o açúcar e mexa mais um pouco. Adicione o vinagre, um pouco de sal, cerca de uma colher de chá de alcaravia e deixe murchar bem (coisa duns cinco minutos).
  3. Ainda em fogo alto, empregue as passas e maçãs. Mexa, remexa, baixe o fogo, cubra a frigideira e fique de olho, abrindo-a e revolvendo o refogado de vez em quando até que fique macio ao seu gosto. Sirva com um tanto mais de alcaravia, se gostar.


7 comentários em “Roxo e rico

  1. Ana D.

    Oi Dadi! Será que posso fazer algumas adaptações na sua receita, deixando-a mais light e postar no meu blog??? Deixa vai???Me deu água na boca, tô até salivando. Beijos

    Responder
  2. Tania Lampe

    Oi Dadi !!
    Passei pra uma visitinha…
    Amo repolho roxo desse jeitinho aí que minha avó fazia.Sirvo com frango assado e torta de cebolas hummmmmmm!!! Vou fazer…beijos.

    Responder
  3. alzenir santos leite

    Visito sempre seu site que é tudo de bom, porém eu gostaria de pedir um grande favor, é que visitando alguns blogs ví uma receita de tomate pelado e depois de várias tentativas não o encontre e estou desesperada se você souber me diga eficarei muito agradecida.

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.




Arquivos

Newsletter

Assine para receber no seu e-mail