Sete Grãos

Sete Grãos

Dia desses preparei um arroz integral muito interessante chamado “7 Grãos”. A embalagem recomenda cozê-lo por 45 minutos em água, numa proporção de três partes de água para cada parte da mistura.

O composto leva:

  • Arroz Integral
  • Aveia Integral
  • Cevada
  • Triticale (uma “cruza” de trigo com centeio)
  • Centeio
  • Trigo Integral
  • Arroz Selvagem

Temperei a água com sal grosso moído na hora e servi com um Franguinho Ligeiro com Páprica. A combinação não poderia ter sido mais feliz.

Fiquei, no entanto, com vontade de ousar um pouco mais, preparando minha própria versão dos sete cereais… ou cinco, ou oito, o que der na veneta.

Então, buscando referências para me inspirar, encontrei um site deveras esclarecedor com uma ou outra receita e uma série de dicas ecologicamente sustentáveis. Aparentemente não é mais atualizado, mas deixo aqui o link para quem, como eu, tiver interesse pelo tema: Ecodicas.

E quem ficou intrigado com o triticale pode obter mais informações aqui.

Pretendo publicar aqui minhas experiências caseiras com sete grãos, mas o leitor e a leitora também podem se adiantar e compartilhar seus achados nos comentários.

P.S: Dadivosa também é gente, fiiiilha! Estou de semiférias, mas continuo a publicar algumas receitas inéditas e novos escritos, só que com menor freqüência, talvez. Passo por aqui para ler os comentários e deixar um beijo para a Leitora e o Leitor queridos.



13 comentários em “Sete Grãos

  1. Ana Carolina

    Gosto muito desse arroz, especialmente do grão que parece uma bolinha. Qual será o nome dele? Comia muito “7 grãos” na casa de uma amiga, cuja mãe era professora de culinária. Ele ficava meio grudadinho e um pouco al dente. Lembro que ela dizia que demorava um pouco mais para cozinhar.
    Adorei lembrar dessa época, faz uns 12 anos. Vou até procurar o tal arroz.
    Bjú!

    Responder
  2. Sora Soralina

    Ai Dadi…
    Eu sou suspeita pra falar do 7GRÃOS, pois adoro e já tem tempo.
    Minha receita favorita com ele é um saladão, feito com ele frio (cozido ‘al dente’ como se fosse macarrão, assim não perco o ponto).
    Vai cenoura ralada, azeitonas verdes, alcaparras, pimenta biquinho, cebola, pimentão, tomate cereja e um pé de cada folhagem (As folhas só entram em cena na hora de servir).
    Tempero tudo com bastante limão e azeite honesto, sal e pimenta moída na hora.
    É um sucesso onde quer que eu leve, principalmente em churrascos!

    Responder
  3. miki

    dadivosa, passei para te desejar um 2007 repleto de felicidades e conquistas além, é claro, de muitas delícias para ler e comer por aqui :-)!
    beijinhos, miki

    Responder
  4. Camila Lipsi

    Hum.. q gostoso acompanhamento! Acabou de abrir uma mega store de produtos naturais aqui pertinho de casa e sua receita foi o empurrão pra eu ir conhecer. Ah, e hj fiz suas batatas pintadinhas… acrescentei uma cenoura no cozimento pra dar uma cor.. Ficaram delícia!

    Responder
  5. Selmy Araujo

    Oi Dadivosa. Feliz 2007 para vc e sua família. Compro o 7 grãos de vez em quando, mas sabe que descobri que no Mercado Municipal tem um velhinho que vende solta esta mistura ? Sabe naquelas barraquinhas onde vc compra arroz, feijão, etc ? Pois é, ele vende esta mistura, bem como o arroz selvagem (basmati) que eu amo de paixão mas que um pacotinho merreca no super custa 18 realitos irrealitos. Outro assunto, se vc tiver alguma dica de como germinar o trigo integral, aceito. Li que o germinado tem 3 vezes mais proteína que o integral, mas não sei se existe farinha do germinado para colocar em bolos. Eu já substituo há tempos a farinha branca pela integral e o açúcar mascavo pelo refinado. Inté+ Selmy 😉

    Responder
  6. Anacris

    Dadivosa, tem um tempero que eu uso com arroz integral que deve ficar um show no sete grãos: gersal. Eu salpico um pouco em cima do arroz já cozido.

    Responder
  7. marcy

    Moro em São Paulo capital, mas precisamente na zona leste, gostaria de saber onde posso encontrar o arroz 7 grãos.

    Muito obrigada

    Marcy

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.




Arquivos

Post aleatório

Ajo Blanco
Ajo Blanco

Newsletter

Assine para receber no seu e-mail