Era uma vez um crumble de frutas vermelhas que alimentou quatro barrigas muito felizes, dormiu em cima da mesa e virou café da manhã.
Ingredientes:
- 750g de frutas vermelhas congeladas (mirtilos, framboesas, amoras, morangos)
- 2 colheres de sopa de açúcar demerara
- 1/2 colher de sopa rasa de amido de milho
- 1 fava de baunilha
- 2 colheres de sopa de vinagre balsâmico
Para a farofinha do crumble:
- 125g de manteiga gelada
- 150g de farinha de trigo comum
- 70g de açúcar demerara
- manteiga para untar a forma
1) Coloque as frutas em uma tigela grande. Corte a fava de baunilha ao meio e tire as sementes com a ponta de uma faca. Misture as sementes ao açúcar e polvilhe sobre as frutas. Coloque também as favas. Salpique o amido e misture. Cobra e reserve por uma hora fora da geladeira.
2) Preaqueça o forno a 200°C.
3) Faça a farofa: corte a manteiga em cubos pequenos e coloque em uma tigela. Adicione a farinha e, com as pontas dos dedos, vá misturando até obter uma farofa. Junte o açúcar e misture mais um pouco.
3) Unte com manteiga um refratário ou forma. Despeje ali as frutas e, sobre elas, distribua a farofa. Pingue umas gotas d’água aqui e ali (vi a dica em algum lugar e resolvi testar, ficou bom).
4) Asse no forno a 200°C por 40 minutos ou até a farofa dourar. Sirva com creme de leite fresco batido com raspas de limão.
5) Esqueça o que sobrou do crumble em cima da mesa e tenha um café da manhã delicioso.
PS: Esse crumble de frutas vermelhas é uma sobremesa quase nada doce, tá? Se preferir, adapte a quantidade de açúcar ao seu gosto.
PPS: Um beijo pra Sophie e pro Nicolas ;*