Biscoitos Amanteigados

Estes biscoitos amanteigados também são conhecidos como Areias Portuguesas ou Areias de Cascais.

A receita, que conheci na casa da Faby, veio da Paula Cinini, dona e senhora do delicioso The Cookieshop. (veja aqui a receita original!).

Eles não exigem grandes habilidades além de um tisco de paciência. Ficam prontos rapidinho e, depois de frios, tal qual minúsculos castelos de areia assaltados por pezinhos que brincam na praia, desmoronam num já.

E por falar nisso, estou em situação de praia. Sem xícaras-padrão, sem balança, com um único e pouco confiável copo transparente com marcações meio apagadas de volume e peso para uns dez ingredientes.

Também não tinha manteiga sem sal no mercadinho.

A canela, dispensei.

Mesmo assim deram muito certo.

Duas vezes.

E por isso trago aqui minha versão praiana das areias, cujas duas fornadas consecutivas se transformaram em moeda de troca com a mãe, recheio de pratinho devolvido para a tia que está na casa ao lado e mimo para o irmão que avariou a corcunda (com direito a extenso bilhete atestando os poderes curativos do quitute).

Biscoitos Amanteigados - Dadivosa

Biscoitos amanteigados em situação de praia. Nem todos do mesmo tamanho, como podem ver 😉

Receita de Biscoitos Amanteigados

Ingredientes (rende entre 40 e 60 unidades, dependendo do tamanho que você fizer as bolinhas)

  • 100 gramas de açúcar branco comum (e mais metade disso para polvilhar os biscoitinhos depois)
  • 200 gramas de manteiga com sal em temperatura ambiente
  • 300 gramas de farinha de trigo branca

Como fazer

  1. Ligue o forno a 180 graus para preaquecer.
  2. Numa tigela, misture o açúcar e a farinha de trigo.
  3. Acrescente a manteiga (eu corto o tablete em pedaços para facilitar) e misture com as mãos, esfregando a manteiga na mistura seca com as pontas dos dedos. Primeiro vai formar uma espécie de farofa. Com o tempo, essa farofa úmida vai ficando mais homogênea e, ao apertá-la com a mão, ela vai se amalgamar.
  4. Pegue porções dessa massa quebradiça e, com paciência, faça rolinhos, corte-os em pedaços e enrole cada pedaço numa bolinha, como se fosse um brigadeiro. Não se preocupe, o calor das mãos vai ajudar a unificar tudo ali. Vá colocando os biscoitinhos numa forma de alumínio grande. Não precisa untar.
  5. Repita o processo até acabar a massa.
  6. Leve a forma com os biscoitos ao forno a 180 graus e asse-os por 15 minutos. Eles vão continuar clarinhos, porém com aparência mais seca. Enquanto estiverem quentes, a textura será macia. É normal! Eles só ficarão crocantes depois de frios.
  7. Retire os biscoitos da forma com cuidado (eu usei uma espátula), passe-os em açúcar e deixe-os em uma bandeja ou prato raso grande para esfriarem. Sirva frios. E guarde o que sobrar em uma lata ou pote bem fechado.


5 comentários em “Biscoitos Amanteigados

  1. Pingback: Biscoitos Amanteigados – Receititas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.




Arquivos

Newsletter

Assine para receber no seu e-mail