Frango assado aos dois limões

Considere esta receita de frango assado aos dois limões o pontapé para uma sucessão de domingos ao redor da mesa. Domingos figurados, que podem ser terças-feiras. Dias em que você vai testemunhar confissões. Ver conviva mandar a cerimônia às favas para pedir repeteco, lamber dedo, chupar ossinho, deixar escapar hum, miam e o ocasional palavrão. Vai lavar a louça com a certeza de ter vivido um ponto de inflexão.

Porque assar o próprio frango de televisão de cachorro é um caminho sem volta.

Frango Assado aos Dois Limões - Dadivosa

Aqui é vida real parte 1 – tem um limão querendo escapar de dentro do frango, botem reparo.

Um caminho em que o destino não importa, de verdade, pois a alegria reside em variar (ou não!) o preparo e aceitar a vida como ela é. Entender que seu forno caseiro não vai morenar tanto assim a pele, mas vai ficar bom igual. Que pode espirrar gordura lá dentro, soltar um fumacê daqueles de carecer abrir todas as janelas, recrutar ventilador e responder ao vizinho preocupado que não precisa trazer o extintor de incêndio. Achar que falta um tanto mais de sal e ó-que-lástima-vamos-ter-que-repetir-a-dose-domingo-que-vem.

E no domingo seguinte lá vai você, feito protagonista da história em quadrinhos que ainda quero escrever, amarrar o avental na cintura e combater o grotesco do mundo com a dádiva de cozinhar para o outro. Lembrar que o que nos torna humanos – música, escrita, dança, cozinha e pouco mais – é exatamente o que nos apazigua a mente e fortalece a espinha.

É provável que ceda ao ímpeto de usar ervas, pimentas, aquela especiaria que a amiga trouxe de um CEP distante e que periga passar da validade. Que haja por bem repetir a receita uma e outra vez, fazendo pequenos ajustes até tê-la por sua.

Só recomendo que não jogue sobre os ombros o peso da perfeição. Deixe ali no máximo um pano de prato meio puído. Bem mais útil.

Frango Assado aos Dois Limões - Dadivosa

Aqui é vida real parte 2 – chamuscou um tantinho, mas foi o melhor até hoje.

Frango assado aos dois limões

Ingredientes:

  • 1 frango de mais ou menos 1,5 kg
  • 1 colher de sopa de sal
  • 2 limões pequenos, lavados e secos (galego, cravo, siciliano, tahiti, o que quiser – eu gosto de misturar, usar um de cada)
  • 2 colheres de sopa de azeite

Utensílios:

  • Prato ou tábua
  • Forma onde caiba o frango
  • Papel toalha
  • Palitos pequenos
  • Barbante

Como fazer o frango assado aos dois limões:

  1. Retire o frango da geladeira e deixe-o em temperatura ambiente. Aguarde 15 minutos.
  2. Ligue o forno para pré-aquecer, em temperatura máxima, por 15 minutos.
  3. Retire o frango da embalagem. Alguns têm dentro um saquinho plástico com miúdos, pés e pescoço. Retire esse saquinho, se houver, e use o conteúdo em outras receitas.
  4. Passe o frango por água corrente e seque-o bem com papel toalha, por dentro e por fora. Reserve-o sobre um prato ou tábua.
  5. Hora de temperar. Esfregue, com delicadeza, meia colher de sopa de sal por fora de todo o frango. Passe a outra metade do sal por dentro dele.
  6. Coloque os dois limões inteiros na cavidade do frango.
  7. Usando palitos de dente, feche bem essa cavidade.
  8. Se quiser, dobre as asas do frango para trás (a parte de trás é a mais magrinha e reta) e amarre as pontas das coxas para cima.
  9. Unte a forma com uma colher de azeite. Acomode o frango na forma com o peito pra cima (a parte mais rechonchuda) e regue-o com a outra colher de azeite.
  10. Quando o forno estiver aquecido (aqui em casa precisa de 20 minutos), regule-o para 250oC e leve o frango para assar. Vamos calcular meia hora para cada meio quilo de frango. Se o seu frango tiver 1,5 kg, por exemplo, prepare-se para assá-lo por 90 minutos.
  11. Quando completar uma hora de forno, dê uma espiada no seu frango. Formou um caldinho no fundo? Mudou de cor? A pele deu uns estalos? Com uma colher e bastante cuidado, regue o frango com a gordura que se formou no fundo da forma (retire a forma de dentro do forno para fazer isso com segurança). Deixe o frango assar pelo tempo restante. Não precisa virar o bicho!
  12. Resista à tentação de medir a cocção do frango pela cor da pele – em forno caseiro isso pode resultar em carne ressequida. Findo o tempo regulamentar (30 minutos para cada meio quilo, lembra?), retire o frango do forno e, com uma faquinha de ponta, espete bem na junção da sobrecoxa com o corpo. Se o líquido sair meio rosado, falta assar mais um pouco (volte o frango ao forno e verifique novamente a cada 10 minutos). Se o líquido sair transparente, está pronto!

    Frango Assado aos Dois Limões - Dadivosa

    Aqui é vida real parte 3 – parece desmaiado com essa luz estourada (era um domingo de sol, oras), mas estava no ponto certo e a pele, estaladiça como deve ser.

  13. Ponha a mesa, finalize algum acompanhamento ou apenas espere. O frango precisa de 10 minutos de descanso antes de ser servido em toda sua glória e magnanimidade.

Se quiser variar a brincadeira, e espero que você queira, aqui vão alguns truques que já usei para variar o frango assado aos dois limões:

  • Salpicar pimenta-do-reino moída na hora ou páprica por dentro e por fora.
  • Colocar ervas frescas na cavidade do frango (já usei alecrim, salsinha, tomilho, sálvia e uma mistura delas todas)
  • Regar o frango com vinho branco (100 ml, mais ou menos) na metade do tempo de cozimento e colocar uns legumes para assar junto.
  • Espetar os limões antes de rechear o frango, se quiser um gosto mais pronunciado.
  • Variar os limões é uma brincadeira bem interessante. O que mais gostei até hoje foi limão-cravo com tahiti, seguido do siciliano com… siciliano mesmo.
Frango Assado aos Dois Limões - Dadivosa

Aqui é vida real parte 4 – a gente tá morrendo de fome e quando acerta o foco erra o enquadramento. Mas nunca esquece de dar aquela regadinha final com o caldinho que se formou.

Quer ideia de acompanhamento para o frango assado aos dois limões?

Salada de Batata, Cebola e Ovos

Farofa com Amendoim

Batatinhas em conserva

Vinagrete de Banana

Picles de Abobrinha

Tomates Confitados



Um comentário em “Frango assado aos dois limões

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.




Arquivos

Post aleatório

Bolo Pega Marido - Dadivosa
Bolo Pega Marido

Newsletter

Assine para receber no seu e-mail