Considere esta receita de frango assado aos dois limões o pontapé para uma sucessão de domingos ao redor da mesa. Domingos figurados, que podem ser terças-feiras. Dias em que você vai testemunhar confissões. Ver conviva mandar a cerimônia às favas para pedir repeteco, lamber dedo, chupar ossinho, deixar escapar hum, miam e o ocasional palavrão. Vai lavar a louça com a certeza de ter vivido um ponto de inflexão.
Porque assar o próprio frango de televisão de cachorro é um caminho sem volta.
Um caminho em que o destino não importa, de verdade, pois a alegria reside em variar (ou não!) o preparo e aceitar a vida como ela é. Entender que seu forno caseiro não vai morenar tanto assim a pele, mas vai ficar bom igual. Que pode espirrar gordura lá dentro, soltar um fumacê daqueles de carecer abrir todas as janelas, recrutar ventilador e responder ao vizinho preocupado que não precisa trazer o extintor de incêndio. Achar que falta um tanto mais de sal e ó-que-lástima-vamos-ter-que-repetir-a-dose-domingo-que-vem.
E no domingo seguinte lá vai você, feito protagonista da história em quadrinhos que ainda quero escrever, amarrar o avental na cintura e combater o grotesco do mundo com a dádiva de cozinhar para o outro. Lembrar que o que nos torna humanos – música, escrita, dança, cozinha e pouco mais – é exatamente o que nos apazigua a mente e fortalece a espinha.
É provável que ceda ao ímpeto de usar ervas, pimentas, aquela especiaria que a amiga trouxe de um CEP distante e que periga passar da validade. Que haja por bem repetir a receita uma e outra vez, fazendo pequenos ajustes até tê-la por sua.
Só recomendo que não jogue sobre os ombros o peso da perfeição. Deixe ali no máximo um pano de prato meio puído. Bem mais útil.
Frango assado aos dois limões
Ingredientes:
- 1 frango de mais ou menos 1,5 kg
- 1 colher de sopa de sal
- 2 limões pequenos, lavados e secos (galego, cravo, siciliano, tahiti, o que quiser – eu gosto de misturar, usar um de cada)
- 2 colheres de sopa de azeite
Utensílios:
- Prato ou tábua
- Forma onde caiba o frango
- Papel toalha
- Palitos pequenos
- Barbante
Como fazer o frango assado aos dois limões:
- Retire o frango da geladeira e deixe-o em temperatura ambiente. Aguarde 15 minutos.
- Ligue o forno para pré-aquecer, em temperatura máxima, por 15 minutos.
- Retire o frango da embalagem. Alguns têm dentro um saquinho plástico com miúdos, pés e pescoço. Retire esse saquinho, se houver, e use o conteúdo em outras receitas.
- Passe o frango por água corrente e seque-o bem com papel toalha, por dentro e por fora. Reserve-o sobre um prato ou tábua.
- Hora de temperar. Esfregue, com delicadeza, meia colher de sopa de sal por fora de todo o frango. Passe a outra metade do sal por dentro dele.
- Coloque os dois limões inteiros na cavidade do frango.
- Usando palitos de dente, feche bem essa cavidade.
- Se quiser, dobre as asas do frango para trás (a parte de trás é a mais magrinha e reta) e amarre as pontas das coxas para cima.
- Unte a forma com uma colher de azeite. Acomode o frango na forma com o peito pra cima (a parte mais rechonchuda) e regue-o com a outra colher de azeite.
- Quando o forno estiver aquecido (aqui em casa precisa de 20 minutos), regule-o para 250oC e leve o frango para assar. Vamos calcular meia hora para cada meio quilo de frango. Se o seu frango tiver 1,5 kg, por exemplo, prepare-se para assá-lo por 90 minutos.
- Quando completar uma hora de forno, dê uma espiada no seu frango. Formou um caldinho no fundo? Mudou de cor? A pele deu uns estalos? Com uma colher e bastante cuidado, regue o frango com a gordura que se formou no fundo da forma (retire a forma de dentro do forno para fazer isso com segurança). Deixe o frango assar pelo tempo restante. Não precisa virar o bicho!
- Resista à tentação de medir a cocção do frango pela cor da pele – em forno caseiro isso pode resultar em carne ressequida. Findo o tempo regulamentar (30 minutos para cada meio quilo, lembra?), retire o frango do forno e, com uma faquinha de ponta, espete bem na junção da sobrecoxa com o corpo. Se o líquido sair meio rosado, falta assar mais um pouco (volte o frango ao forno e verifique novamente a cada 10 minutos). Se o líquido sair transparente, está pronto!
- Ponha a mesa, finalize algum acompanhamento ou apenas espere. O frango precisa de 10 minutos de descanso antes de ser servido em toda sua glória e magnanimidade.
Se quiser variar a brincadeira, e espero que você queira, aqui vão alguns truques que já usei para variar o frango assado aos dois limões:
- Salpicar pimenta-do-reino moída na hora ou páprica por dentro e por fora.
- Colocar ervas frescas na cavidade do frango (já usei alecrim, salsinha, tomilho, sálvia e uma mistura delas todas)
- Regar o frango com vinho branco (100 ml, mais ou menos) na metade do tempo de cozimento e colocar uns legumes para assar junto.
- Espetar os limões antes de rechear o frango, se quiser um gosto mais pronunciado.
- Variar os limões é uma brincadeira bem interessante. O que mais gostei até hoje foi limão-cravo com tahiti, seguido do siciliano com… siciliano mesmo.
Quer ideia de acompanhamento para o frango assado aos dois limões?
Show!
Eu amei a receita Dadivosa!!!! Vou fazer.
AEEEE!!!
\o/