Salada de Laranja com Canela

Herdei de meu pai, o Babbo, uma paciência incrível para descascar laranjas. Faço-o com maestria, sem bagunça nem chacina. Nem pareço eu!

A técnica consiste em retirar a casca toda de uma só vez, formando uma linda espiral. Depois retira-se, com velocidade de prestidigitador, toda a pele branca e amarga, penúltimo vestígio da interface da laranja com o mundo.

Deixa-se intacta a membrana fina que reveste os gomos, podendo-se retirar as sementes com um golpe certeiro da faca afiada ou, numa versão mais selvagem, com uma mordida voraz.

A salada a seguir foi preparada para o evento da Colher de Tacho e pode ser montada aos gomos, cubos ou rodelas, mas confesso que prefiro essas últimas.

Ingredientes: (por porção)

  • 1 laranja-pera bem madura, suculenta e geladinha
  • 1 colher de chá de açúcar (não deixe de usar, eu que não gosto de açúcar, aprovei)
  • 1/2 colher de sopa de água de flor de laranjeira (encontrada em supermercados e lojas de produtos árabes)
  • canela a gosto

Como fazer:

  1. Descasque a laranja retirando toda a pele branca e corte-a em rodelas. Retire as sementes.
  2. Disponha as fatias sobre um prato raso, preferencialmente sem sobrepô-las, pois elas deverão estar livres para receber a festa de sabor que vem a seguir.
  3. Polvilhe as fatias com o açúcar. Não exagere, use somente a quantidade indicada para não mascarar os outros sabores.
  4. Regue a laranja com a água de flor de laranjeira, cuidando para que cada fatia receba sua porção dessa chuvinha mágica. Aqui, também, um exagero pode tornar a salada repugnante, enjoativa.
  5. Polvilhe tudo com canela a gosto e sirva. Não espere muito tempo, pois a laranja oxida rápido e nada se compara ao frescor da fruta recém-cortada!

Para baixar um vídeo com outra técnica de descascar laranja, clique aqui.



12 comentários em “Salada de Laranja com Canela

  1. Regina

    Olá… já estive em seu blog algumas vezes e agora adorei descobrir que vc publica receitinhas light; como sou adepta de uma alimentação saudável, então agora virei te visitar mais vezes… 🙂
    Eu tbm descasco bem a laranja, e como sou canhota, para algumas pessoas é engraçado pois a casca fica do lado esquerdo para o direito. 🙂
    Beijinhos
    Regina

    Responder
  2. Agda

    Menina, voçê parece que leu meus pensamentos. Vim aqui perguntar onde é que se encontra a água de laranjeira por aí. Postei hoje uma receita que leva extrato de laranja e ia sugerir que substituíssem por água de laranjeira, depois fiquei na dúvida. Adorei a laranja com canela.

    Responder
  3. Renata

    Meu pai também tem uma paciência incrível para descascar laranjas, ele sempre as descascava para mim e para o meu irmão quando éramos crianças, mas eu, ao contrário de você, não herdei essa paciência do meu pai. Tenho uma preguiça de fazer isso… Beijinhos.

    Responder
  4. valentina

    A interface entre a laranja e o mundo e otima amiga.sabe que aqui na europa nao se descasca laranja como ai no nosso belo pais.toda vez que pegava a minha faquinha (nao com a sua maestria) vinha mil perguntas: what are you doing? what do think? Hoje em dia, de saco cheio destas perguntas bestas, aqui faco que nem os romanos e descasco a laranja com as maos. porem, nao a nada mais lindo que uma laranja bem descascada.quando chegar em casa vou upload esta linda salada la no Colher.obrigada fofa.

    Responder
  5. Patricia Scarpin

    Dadi, como sempre, arrasando!!
    Que salada mais maravilhosa!

    Sabe que comprei uma garrafinha de água de flor de laranjeira pra fazer um bolo mas ainda não o fiz. Talvez eu inaugure a danada com esta saladinha aqui! 😉
    xoxo

    Responder
  6. Cinara

    Dadi, que receita mais simples e chique! Ela me fez lembrar um coquetel onde serviram uma generosa fatia de abacaxi cercada por cubos de gelo, em um prato de sobremesa. Simples, elegante e delicioso como sua salada! ;o) Bjs!

    Responder
  7. Ricardo

    Laranja com canela eu ainda não tinha pensando. Amanhã compro a água de laranjeira e faço a sobremesa.
    Também quero agradecer a pela indicação do Ceguinho no Churrasco no Dadivosa.
    Um enorme abraço e obrigado.

    Responder
  8. Zaratruzta

    Gosto muito das sua arte culinaria, é muito intersante, adoro cozinhar, como viajo muito tenho alguns conhecimentos de cozinhados.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.




Arquivos

Post aleatório

Newsletter

Assine para receber no seu e-mail